Saiba tudo sobre as Cruzetas de poliéster reforçadas com fibra de vidro
Já ouviu falar em cruzetas? Bom, independentemente de sua resposta para essa pergunta, você está no lugar certo. Neste material será apresentado a você, de maneira completa e detalhada, esse acessório que é destinado à utilização em redes aéreas de distribuição de energia elétrica. Mostraremos a você as funcionalidades, vantagens, materiais utilizados na fabricação, o que são os polímeros e suas classificações e muito mais.
Neste conteúdo, você verá:
● O que são cruzetas;
● O que são polímeros;
● Cruzetas poliméricas;
● Benefícios das cruzetas;
● Características das cruzetas.
O que são cruzetas?
As cruzetas são peças constituídas com eixo retilíneo, ou seja, que seguem trajetória em linha reta. Não possuem emendas e são destinadas a suportar condutores e/ou equipamentos de redes aéreas de distribuição de energia elétrica. Ou seja, a finalidade é realizar a sustentação de toda a rede de distribuição, como por exemplo: cabeamentos, acessórios e etc.
Existem diversos materiais utilizados para a fabricação das cruzetas, tais como:
● Polímeros;
● Madeira;
● Concreto armado;
● Aço.
As cruzetas de madeira para redes de distribuição de energia elétrica foram utilizadas no passado. Com o avanço da tecnologia, as cruzetas de poliéster reforçadas com fibra de vidro possuem durabilidade extremamente maior e diversas outras vantagens.
O que são polímeros?
A palavra polímeros é originada do grego “poli”, que significa “muitas”, e “meros” significa “parte”. Isso se dá porque as macromoléculas dos compostos originam-se através da ligação de várias unidades de moléculas pequenas, denominadas de monômeros.
Existem polímeros que são produzidos em laboratório, porém, não foram inventados pelo ser humano. É algo que já existe na natureza. Alguns desses exemplos de macromoléculas que são utilizadas pelo homem há muito tempo estão no algodão, na lã, na seda, entre outros.
Os polímeros podem ser divididos em três grupos principais: termoplásticos, termofixos e elastômeros.
Cruzetas de poliéster reforçadas com fibra de vidro
É um acessório com a finalidade de realizar a sustentação dos cabos e equipamentos em um poste de energia. Devido a diversos fatores, como durabilidade, melhorias no NBI da rede e peso, diminui o impacto ocasionado pelo mau tempo. Além disso, reduz o custo e tempo de instalação.
As cruzetas poliméricas necessitam atender alguns aspectos técnicos e econômicos:
● Alta resistência mecânica;
● Baixo custo construtivo;
● Durabilidade.
Principais Benefícios
Com extrema facilidade de manuseio na instalação da rede elétrica, as cruzetas são fabricadas em resina poliéster reforçadas com resina de vidro. Com produtos que resistem ao ataque de agentes naturais físicos e biológicos.
As cruzetas são produzidas com produtos virgens, ou seja, não podem ser fabricadas com produtos recicláveis, que possuem qualidade inferior. Ao contrário das outras cruzetas, possuem grande durabilidade após instaladas. Além disso, proporcionam manuseio mais seguro e fácil na hora de realizar a instalação.
Características especiais da cruzeta de poliéster reforçada com fibra de vidro (PRFV)
Resistentes ao ataque de agentes naturais, tanto físicos quanto biológicos, durante o período de vida útil do material. Entende-se como ação biológica o ataque de fungos, insetos, pássaros, entre outros. E por agentes físicos, a radiação ultravioleta, umidade e variações de temperatura.
Ao longo de toda a vida útil do material, as cruzetas atenderão às exigências de flechas máximas e de carga mínima de ruptura, conforme requeridas.
Confira as características térmicas, físicas e mecânicas:
Material da cruzeta
A ASW fabrica cruzetas com resina de poliéster reforçadas com fibras de vidro. É resistente ao ataque de agentes naturais físicos o biológicos;
Dimensões
As mais utilizadas no Brasil são 90mm x 90mm x 2000/2400mm e 90mm x 112,5mm x 2000/2400mm.
Obs.: comprimentos podem variar do especificado acima e dimensões para furação de acordo com as necessidades de cada um.
Características técnicas
Conforme ABNT 15956 ou especificação do cliente.
Características físicas
São ocas e de seção quadrada ou retangular com extremidades fechadas, furos passantes com tubos de proteção para impedir a entrada de água, insetos ou corpos estranhos em seu interior.
Características mecânicas
Resistências à flexão:
Resistência à torção: carga de 100daN.
Mecânico de longa duração: carga nominal de 400daN por 216h e flecha residual máxima de 20mm.
Características físicas do composto
Resistência ao trilhamento e erosão: 1,5kV (método de ensaio conforme
ABNT NBR 10296).
Flamabilidade: V-0 (método de ensaio conforme UL 94).
Absorção de água: <3% (método de ensaio conforme ABNT NBR 5310).
Características mecânicas do composto
Resistência à tração antes e após o envelhecimento em câmara de intemperismo. Variação de 25% máxima permissível entre os valores obtidos antes e após envelhecimento.
A ASW Brasil
Maior fabricante da América Latina, a ASW Brasil atua em produção e distribuição de produtos para o segmento de energia elétrica. A empresa, certificada com ISO 9001 (SGS Croup), trabalha somente com produtos de alto padrão de qualidade e procura sempre a excelência em todos os seus serviços e processos, conta com laboratório próprio e equipamentos de última geração, que são calibrados e aferidos periodicamente.
Os ensaios são realizados por profissionais altamente qualificados para garantir que o cumprimento das normas de qualidade estabelecidas pela ABNT sejam rigorosamente atendidos provando a qualidade e confiabilidade em todos os testes realizados. A empresa é o maior fabricante e distribuidor de cruzetas poliméricas de resina poliéster reforçadas com fibra de vidro do mercado brasileiro.