ASW Brasil

Eletricidade segura na indústria: 5 passos para evitar acidentes

Para evitar que os acidentes elétricos aconteçam, basta adotarmos medidas simples de segurança. É importante que todas as normas e requisitos de segurança sejam seguidas à risca. Essas atitudes podem contribuir para a redução desses riscos no ambiente de trabalho, e segurança das pessoas que frequentam aquele local diariamente.

Mesmo que pareça algo não tão corriqueiro, esse tipo de acidente é extremamente comum e o número de internações e mortes por choques elétricos é significativo. E pode ocorrer com qualquer pessoa, no ambiente de trabalho ou em casa. Justamente por esse fator, é fundamental que todas as medidas de segurança sejam levadas muito a sério.

A NR 10 (Norma Regulamentadora) é uma das normas regulamentadoras que define as condições de segurança necessárias para que as pessoas possam trabalhar com eletricidade e reduzir os números de acidentes.

A norma estabelece algumas diretrizes extremamente importantes para as atividades desenvolvidas que envolvem eletricidade. Ela é a responsável por traçar as orientações corretas de como o trabalhador deverá atuar nas tarefas do dia a dia e mediante a situações de risco.

5 dicas para evitar acidentes com eletricidade

Esteja com todos os EPIs necessários

É fundamental que todos os funcionários estejam com todos os equipamentos de proteção exigidos, para desenvolver qualquer atividade na indústria. E quando estamos falando sobre tarefas que envolve qualquer contato com a parte elétrica, a atenção deve ser ainda maior.

Evite sobrecargas de tomadas

Um dos principais causadores de acidentes elétricos está no fato do uso excessivo de aparelhos e dispositivos que demandam energia elétrica. Há diversos casos nos quais as tomadas ficam sobrecarregadas com a quantidade de itens que são conectados a ela. Isso é um problema muito grave.

Evite o uso daquele famoso “T”, ou opte pela utilização de estabilizadores e filtros condizentes com a amperagem e voltagem de cada aparelho. Assim você evitará problemas futuros por sobrecarga em tomadas.

Realize manutenções na rede periodicamente

O hábito de realizar manutenções preventivas é fundamental para qualquer segmento ou instituição. Quando falamos de parte elétrica, é igualmente ou tão importante quanto. Para evitar qualquer tipo de acidentes, as inspeções devem acontecer periodicamente, de acordo com a situação das instalações e também da indústria.

Fique sempre atento aos pequenos detalhes

É fundamental que no dia a dia todos estejam sempre atentos a todos os detalhes do ambiente de trabalho, para que nada passe sem ser notado. É importante observar os fios soltos, desencapados ou aqueles emaranhados de fios. Essas são algumas das situações que devem ser evitadas. Podem provocar curto-circuito e outros problemas elétricos. O que coloca a segurança das pessoas em risco e até do próprio estabelecimento

Invista na capacitação dos profissionais

Outro ponto fundamental para que os acidentes elétricos sejam evitados, está na capacitação de todos os profissionais. Invista em cursos, treinamentos, palestras, etc. Também é importante conter as sinalizações adequadas. Quando o assunto é acidente de trabalho, a atenção deve ser redobrada.

Ao seguir todas as recomendações abordadas neste material, a possibilidade de imprevistos com acidentes elétricos serão muito menores. É fundamental que você esteja atento às normas regulamentadoras, são elas que determinam todas os requisitos de segurança em sua empresa. Lembre-se: o bem-estar dos profissionais deverá sempre estar em primeiro lugar.