Instalação elétrica em condomínios: o guia definitivo sobre o assunto
Um projeto de instalação elétrica deve ser realizado por profissionais preparados, com equipamentos adequados, e baseado em determinações das normas da ABNT. Elas garantirão a segurança e os resultados positivos do projeto. Existem, inclusive, normas específicas para determinadas situações do projeto. A NBR 60669, por exemplo, é aplicada aos interruptores para corrente alternada, enquanto a NBR 5431 às caixas e invólucros para acessórios elétricos.
Se um projeto de instalação elétrica residencial já é algo extremamente complexo, não é nem preciso dizer a respeito da complexidade de um condomínio inteiro, não é mesmo? Independentemente das características do projeto, as áreas comuns dos devem ser muito bem projetadas para que, assim, possam proporcionar muito mais segurança aos moradores e visitantes do local. É necessário, então, que a instalação elétrica seja, acima de tudo, funcional. Mas, em casos de iluminação, por exemplo, podem ser apenas de caráter decorativo e contribuir com o bem-estar das pessoas.
É importante deixar claro que há etapas no projeto e materiais elétricos que são completamente indispensáveis para que tudo possa funcionar perfeitamente. Se as etapas não forem executadas corretamente, ou houver algum equipamento que não seja o mais indicado para determinada situação, a instalação elétrica provavelmente contará com diversos tipos de problemas. E esses podem variar, dos mais simples, aos mais graves, como falta de energia a incêndios. Além de extremamente perigosas, as irregularidades sairão muito caras para o bolso de construtoras ou dos condôminos.
Sendo assim, para que esses tipos de problema sejam evitados, é preciso certificar-se de que todos os cuidados, em todas as fases do projeto, inclusive no período de manutenção, sejam muito bem considerados. Veja, então, as principais recomendações para uma instalação elétrica segura.
Todo projeto de instalação elétrica precisa ter
Profissionais extremamente preparados – Quando o projeto ainda está no papel, é fundamental que tudo funcione bem. Principalmente, seja seguro e muito bem orçado. Portanto, é necessário que todas as operações sejam realizadas por pessoas capacitadas para tais funções. Um projeto bem sucedido começa aqui. É importante contar com engenheiros eletricistas e arquitetos. Isso faz toda a diferença. Também é fundamental a presença de técnicos eletricistas durante a execução do projeto.
Importante ressaltar que todos os profissionais precisam estar em dia com as normas de segurança que uma instalação elétrica exige.
Materiais de qualidade – Além de profissionais qualificados, é necessário que todos os materiais utilizados sejam de altíssima qualidade. Precisam estar de acordo com as especificações e necessidades técnicas que foram propostas para a instalação. Qualidade e durabilidade são fundamentais.
A lista dos materiais necessários em um projeto de instalação elétrica desse porte, pode ser muito variável, de acordo com as necessidades da construção.
Contudo, alguns deles são a base para qualquer projeto, confira:
Fios e cabos;
Iluminação e lâmpadas;
Proteção e segurança;
Tomadas e interruptores;
Tubos e conexões;
Caixas e quadros;
Ferramentas e ferragens;
Muita atenção com as áreas comuns – Esses ambientes dependem muito de como foram projetados, contudo, é raro sofrerem com mudanças. As áreas comuns são basicamente como uma extensão de um apartamento ou algum ambiente de trabalho. Elas possuem um papel importantíssimo na decisão de compra.
Áreas que demandam mais atenção
Existem diversas áreas em um projeto de instalação elétrica que necessitam de uma atenção mais apurada, confira quais são elas, uma a uma:
Saídas de emergência
É fundamental que esses ambientes sejam muito bem iluminados, para o caso de alguma queda de energia ou incêndios. As saídas, inclusive, devem ser muito bem sinalizadas, com lâmpadas de emergência instaladas.
Garagens
Um ambiente que também precisa conter um bom sistema de iluminação e, de preferência, de maneira muito funcional, são os locais destinados para estacionar os veículos de moradores e visitantes. Dessa maneira, são evitados acidentes de carro e a segurança das pessoas é preservada. O ideal aqui é que sejam instaladas lâmpadas brancas ou neutras.
Áreas internas
É cada vez mais comum que os condomínios apresentem uma quantidade enorme de espaços de lazer e bem-estar. Isso quer dizer que mais ambientes necessitarão de iluminação e, consequentemente, com uma instalação elétrica adequada e que atenda perfeitamente a proposta do local.
Áreas externas
É muito vantajoso que as construções também tenham um bom projeto de iluminação e de alimentação elétrica em todos os ambientes externos. À noite, além de mais seguros, ambientes bem iluminados são visivelmente mais interessantes para a construção como um todo.
A manutenção da instalação elétrica
É necessário considerar que a demanda de energia elétrica aumentou nos dias de hoje. Sendo assim, é extremamente comum que as instalações mais antigas não estejam preparadas para receberem determinada quantidade de equipamentos. E, essas instalações defasadas apresentam riscos muito sérios para os ocupantes do local, para equipamentos e para a própria construção.
O recomendável, então, é que sejam realizadas manutenções preventivas a cada cinco anos. Essa operação é feita através de revisões ou inspeções da instalação elétrica.
Agora que você já sabe diversos pontos sobre uma instalação elétrica em condomínios, que tal verificar como funciona nas residências? Para isso, preparamos um conteúdo muito especial, basta clicar aqui e você será redirecionado para lá. Até a próxima!